Escrito por José Mulser
- Publicado em 19 Março 2019
Traços genéticos oculares que as tornam as pessoas únicas
Super-heróis são personagens que geralmente nascem da adversidade, com características excepcionais que os fazem sobressair da multidão – assim como as pessoas da lista abaixo, compilada pelo portal The Bored Panda. Esses indivíduos possuem traços oculares raros que os tornam únicos.
Íris bicolor
Essa condição é chamada de heterocromia, uma variação genética que se manifesta em olhos multicoloridos. Pode ser causada por excesso ou falta de melanina resultante de genética, doença ou lesão. O olho da foto acima é um exemplo de heterocromia setorial, que ocorre quando há duas cores diferentes na mesma íris – uma dominante, com um toque de uma segunda cor.
Síndrome de Waardenburg
Esse homem é surdo em um ouvido, tem trechos de cabelo branco e olhos de cores diferentes, tudo resultado de uma condição genética rara chamada síndrome de Waardenburg. Ela pode afetar a cor da pele, cabelo e olhos e às vezes causar perda de audição. O distúrbio congênito está ligado a mutações em pelo menos seis genes que ajudam a formar as células, principalmente os melanócitos, que ajudam a dar pigmento aos cabelos, pele e olhos, e afeta cerca de 1 em 42.000 pessoas. Não há cura, mas é administrável.
Cicatriz no olho
Esse tecido de cicatriz que se forma na macula do olho é chamado de membrana epirretiniana macular ou pucker macular. Pessoas com a condição podem ter visão distorcida. Ela ocorre quando o vítreo do olho (uma substância gelatinosa em seu interior) se afasta da retina.
Metade dos cílios brancos
Aconteceu da noite para o dia: quando essa pessoa tinha 11 anos, simplesmente levantou um dia de manhã com parte dos cílios brancos. A condição, chamada de vitiligo, é caracterizada por manchas brancas causadas pela diminuição de células produtoras de melanina (melanócitos). Pode afetar várias partes do corpo. Ocorre quando o sistema imunológico está fraco em uma área específica, fazendo com que a pigmentação “escoe” para fora da pele ou, nesse caso, cílios.
Fonte: Portal Hypescience