Cirurgia de catarata

A catarata é uma doença caracterizada pela opacidade do cristalino (lente natural que regula e acomoda a visão) e pode ter diversas causas, sendo mais comum a catarata senil, ou seja, relacionada ao envelhecimento. Qualquer tipo de catarata compromete a qualidade de vida e por isso deve ser tratado assim que começar a incomodar. Existem várias técnicas cirúrgicas de retirada da catarata, sendo que um das mais usadas é facoemulsificação com implante de lente intraocular. Nessa técnica o médico faz uma pequena incisão na córnea para ter acesso cristalino, “quebra” o cristalino para retirá-lo e substituí-lo por uma lente artificial que poderá permanecer no olho por tempo indeterminado e executará as funções do cristalino. É um procedimento simples, de rápida realização e recuperação. Na nossa unidade fazemos em regime de Day Hospital e fornecemos diversos tipos de lentes intraoculares nacionais e importadas, que ficam à disposição do paciente.

Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa

O glaucoma é um mal que acomete o nervo óptico, é uma doença grave, está diretamente relacionada com a pressão intraocular- PIO que, em níveis muito elevados ou muito baixos, podem provocar lesões no nervo óptico que comprometem o campo visual e pode progredir para cegueira. A cirurgia para tratamento de glaucoma é o ultimo recurso utilizado pelos médicos. Com ela o médico consegue diminuir a PIO e, consequentemente, diminui também os riscos de lesões no nervo óptico. Importante salientar é que o melhor método é a prevenção, realizando consultas e exames preventivos regularmente e fazer o controle e acompanhamento com um especialista.

Cirurgia Refrativa

As cirurgias refrativas são realizadas para a correção de defeitos visuais como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que são anormalidades da visão que geram dificuldades de enxergar de longe ou perto. Hoje existem várias técnicas para cirurgias deste tipo, porém nós optamos por realizar o que há de mais moderno. Fazemos todos os exames pré-operatórios para confirmação do diagnóstico e garantia de uma cirurgia segura. Em parceria com a Refracta Laserfazemos a cirurgia refrativa a laser personalizada, o que propicia maior precisão e um bom prognóstico.

Correção de Ptose

A ptose palpebral é representada pela queda da pálpebra superior que compromete a visão e pode ter diversas causas. A mais comum é a senil, ou seja, relacionada ao envelhecimento. O tipo de técnica cirurgica para a correção da ptose varia de acordo com a causa, mas no geral, trata-se de um procedimento que requer muita cautela e deve ser sempre realizado por um especialista, pois se trata da parte do olho, cuja principal função, é protegê-lo.

Cabe ao médico esclarecer as dúvidas e orientar o cliente quanto aos cuidados pré e pós-operatórios e, cabe ao cliente, seguir estritamente as orientações. De acordo com a situação pode ser realizado ainda, associado à correção da ptose, a elevação de supercílio, retirada de bolsas de gordura, entre outros procedimentos que irão contribuir para um melhor resultado.

Drenagem de Calázio

O calázio é uma lesão palpebral causada pelo processo inflamatório de uma das glândulas do olho. Essa inflamação não é causada por bactérias, porém dificulta a eliminação da secreção produzida pela glândula afetada, a lesão surge e varia de tamanho. Quando ela não regride por conta própria, há a necessidade de intervenção cirúrgica para a retirada da lesão. A cirurgia para a drenagem do Calázio é simples, sob anestesia tópica, não requer internação e, na nossa unidade o procedimento é realizado em regime Day Hospital.

Exérese de Pterígio

O pterígio é uma massa que surge na conjuntiva do olho, não tem causas definidas, mas sabe-se que sua incidência é maior em pessoas que passam por exposições ao sol e à poeira, por extenso período. Em alguns casos a presença do pterígio compromete a visão e, nessas situações, é necessária intervenção cirúrgica. As técnicas de remoção do pterígio são simples, pode ser somente a raspagem, a raspagem com transplante de conjuntiva suturado (com pontos) e a nossa unidade dispõe da mais moderna técnica, que usa adesivo biológico no transplante conjuntival em vez da sutura, o que garante maior conforto ao paciente, menor tempo cirúrgico e menor complicação pós-operatória.

Exérese de Tumor Conjuntival

Tumores conjuntivais são lesões que surgem na fina membrana mucosa que recobre o olho, provocando irritação e vermelhidão, podem ser de origem benigna ou maligna. De qualquer modo, a indicação para tratamento é cirurgica. A cirurgia é simples, corresponde na retirada das lesões, a anestesia é tópica ou local e é realizado em regime Day Hospital.

Exérese de Tumor Palpebral

Essa cirurgia consiste na retirada de tumores localizados na pálpebra. Esses tumores são lesões em forma de caroços que, a depender do tamanho, podem comprometer a visão, além de gerar desconforto estético. O procedimento é simples, a anestesia é tópica e é realizado em regime Day Hospital.

Implante Secundário de Lente intraocular

Ocorre alguns casos, em pacientes submetidos à cirurgia de catarata, de no momento da cirurgia se tornar inviável o implante da lente, devido a alguma complicação no intra-operatório, então faz-se necessário o implante da lente intraocular em um segundo momento. É realizado com anestesia local, em regime de Day Hospital.

Realizamos Também:

  • Implante de silicone intravítreo;
  • Troca fluido-gasosa;
  • Endolaser;
  • Biopsia de Pálpebra
  • Reconstituição de Canalículos
  • Sondagem Lacrimal
  • Blefaroplastia
  • Retirada de corpo estranho
  • Retirada de Granuloma

Vitrectomia via pars plana e Retinopexia

A vitrectomia e a retinopexia são intervenções cirúrgicas para tratar os casos de descolamento de retina, que consiste na separação de duas camadas do fundo do olho provocada por um líquido. Se não tratado imediatamente, pode causar a perda total da visão. A cirurgia tem a função de manter a retina colada. Tanto a vitrectomia como a retinopexia pode ser realizada individualmente ou associada a outros procedimentos e técnicas, vai depender do quadro e da análise do médico.