A SOS Serviços Oftalmológicos Salvador foi fundada em 1985 pelo médico oftalmologista Paulo Kauark com intuito de promover a comunidade uma instituição compromissada com valores éticos, inovação tecnológica, qualidade de vida, satisfação de seus pacientes e responsabilidade social.

Angiofluoresceinografia

Exame detalhado da vascularização da retina e da coróide, indicado geralmente para portadores de retinopatia diabética, e alterações relacionadas à mácula. Este exame requer cuidados especiais como pré-requisito para realização, que devem ser orientados pelo médico, pois inclui a utilização de contraste. O aparelho TRC 50 IA – TOPCON garante imagens de qualidade, cujas regiões vasculares ficam e destaque para melhor avaliação.

Biometria (para cálculo de lentes intraoculares –LIO)

É um exame utilizado para cálculo de lentes intraoculares a serem implantadas na cirurgia de catarata. A modalidade mais atual, eficiente é a biometria com o aparelho IOL MASTER – ZEISS a laser, cuja tecnologia exclui a necessidade de contato direto com a superfície ocular, o que torna o exame mais confortável, além de disponibilizar o cálculo mais preciso das dioptrias para os diversos tipos de lentes intraoculares disponíveis no mercado. Realizamos também a biometria ultrassônica nos aparelhos MENTOR e QUANTEL. necessária em alguns casos específicos.

Campimetria Computadorizada

É o exame que avalia defeitos do campo visual, portanto é realizado para acompanhamento de doenças como glaucoma ou de proveniência neurológica, que venham comprometer o campo visual. Dispomos do aparelho Perímetro Computadorizado Humphrey HFA 740- Zeiss, cujas estratégias de teste são as mais recentes e avançadas. Trata-se de um exame indolor, porém requer tempo e atenção para uma realização eficaz.

Exame OCT

Com uma das mais avançadas tecnologias de imagem, o exame OCT permite avaliar precisamente a retina e o nervo óptico, acompanhar alterações da retina, mácula, vítreo, glaucoma, além de ajudar a diagnosticar precocemente diversas doenças. O nosso mais novo aparelho para a realização da OCT é Cirrus HD- Zeiss, de alta tecnologia, disponibiliza imagens 3D, com excelente resolução e velocidade.

Mapeamento de Retina

É um exame muito eficaz na identificação e acompanhamento de problemas relacionados à retina, realizado com o Oftalmoscópio Indireto, que permite ao médico uma visão minuciosa de toda a superfície retiniana, através da projeção de uma luz no fundo olho. Recomenda-se que todas as pessoas façam este exame pelo menos uma vez ao ano, de maneira preventiva.

Microscopia Especular de Córnea

Existem patologias que compromete os parâmetros celulares da córnea, fazendo-se necessária uma avaliação criteriosa das mesmas, principalmente no pré-operatório de algumas doenças. Está à sua disposição na nossa unidade o Microscópio Especular Konan Cellcheck XL, um novo equipamento que amplia a imagem da superfície corneana, viabilizando uma análise quantitativa e qualitativa das células, resultando numa fotografia co informações avançadas sobre o estado das células. Trata-se de um exame rápido e indolor.

Paquimetria Ultrassônica

Através de sondas ultrassônicas é medida a espessura da córnea com a finalidade de avaliar elegibilidade para cirurgias refrativas, usuários de lentes contato, acompanhar portadores de glaucoma e outras doenças da córnea. Os aparelhos MENTOR e QUANTEL, disponíveis no nosso ambulatório, garantem uma realização ágil, prática e indolor.

Retinografia Simples

Consiste na documentação fotográfica do fundo do olho que permite uma avaliação e acompanhamento da retina principalmente para portadores de diabetes e glaucoma. Dispomos do aparelho TRC 50 IA – TOPCON com câmera digital NICON, de alta resolução que permite o registro fotográfico rápido e de qualidade.

Tomografia de Coerência Óptica – OCT

Topografia Corneana

Com o aparelho de alta tecnologia e precisão – Corneal Topographer CT -1000 ShinNippon – é feito o mapeamento da córnea para análise da sua curvatura e relevo, propiciando a identificação precoce de doenças, auxiliando na adaptação de lentes de contato, elegibilidade para cirurgias refrativas e transplantes de córnea. Não exige contato direto com a superfície corneana, é indolor e o resultado é fornecido com imagens coloridas.

Ultrassonografia Ocular

Esse exame permite a avaliação das diversas estruturas oculares, por isso é indicado para confirmação e diagnóstico precoce de diversas doenças visuais. Nosso aparelho ULTRASSOM QUANTEL MEDICAL, com avançada tecnologia de captura de imagens, permite uma realização rápida e indolor.

Tratamentos Ambulatoriais

Capsulotomia

Procedimento que consiste aplicação de laser com o aparelho YAG LASER – ALCON SURGICAL 3000 LE na região chamada capsula posterior, onde a lente intraocular, implantada na cirurgia de catarata, fica apoiada. Com o tempo essa região pode opacificar, deixando a visão turva e gerando necessidade de realização da capsulotomia.

Fotocoagulação retiniana a laser

É um procedimento muito indicado para casos de retinopatia diabética e descolamento de retina. O aparelho Pure Point – Alcon atua selando alguns vasos sanguíneos, conseqüentemente diminuindo os edemas e evitando descolamento de retina.

Iridotomia

Procedimento realizado com o aparelho YAG LASER – ALCON SURGICAL 3000 LE, que consiste em disparos de raios laseres que provocam orifícios na base da íris, viabilizando maior fluidez dos líquidos oculares, prevenindo assim crises de glaucoma, portanto indicado para portadores dessa doença ou predispostos

Terapia anti-angiogênica (Injeção Intravítrea)

É um dos tratamentos mais indicados nos casos de retinopatia diabética, edema macular, obstruções vasculares. Procedimento simples que consiste na injeção de medicações na região intravítrea do olho, realizado na nossa unidade em regime de Day Hospital, com toda segurança e atendimento de alto padrão.