Arterite de células gigantes. A doença que causa cegueira repentina

Arterite de células gigantes. A doença que causa cegueira repentina

Sintomas como dor no couro cabeludo ao pentear o cabelo podem ser um sinal desta doença. Veja do que se trata.

Chama-se arterite de células gigantes, ou arterite temporal, e pode surgir de forma repentina… e irreversível. Esta doença causa cegueira e deve ser prevenida com uma especial atenção a determinados sinais que o corpo vai dando. A doença é provocada pela inflamação da parede das artérias da cabeça e do pescoço, que torna os vasos sanguíneos mais estreitos e, por isso, o fluxo sanguíneo menor.

E porque é que causa cegueira? Porque pode afetar a artéria que faz ligação com o nervo ótico, bloqueando as informação enviadas pela retina ao cérebro. A BBC destaca uma publicação sobre esta condição de saúde (que afeta a visão de pelo menos três mil pessoas no Reino Unido e é mais comum a partir da meia-idade) e dá a conhecer alguns dos sintomas aos quais as pessoas devem prestar atenção: dor de cabeça intensa e dores no couro cabeludo ao pentear. Estes dois sinais são revelados pela médica reumatologista Saleyha Ahsan, que acrescenta ainda as dores na mandíbula e alguns problemas de visão.

Contudo, estes são os sinais mais repentinos e que revelam um estado avançado da doença, mas antes disso, existem outros sintomas igualmente importantes: perda de peso, suor, cansaço, febre, perda de apetite e depressão. O diagnóstico passa, sobretudo, pelo conhecimento dos sintomas e por uma análise feita por via de ultrassom, que permite perceber se a doença surge de forma isolada ou acompanhada de outra condição que lhe é comum, a polimialgia reumática. Já o tratamento recorre a esteroides, diz a BBC.

 

 

Fonte:https://www.noticiasaominuto.com


Comentários: